segunda-feira, 29 de julho de 2013

Construção parafuso extrusor / extruder

Na internet existem várias formas de se construir um parafuso extrusor (ou parafuso trator).
Eu escolhi fazê-lo através de um "macho" que é uma ferramenta utilizada normalmente para fazer rosca. Eu segui este link:
http://reprap.org/wiki/Wade%27s_Geared_Extruder


Vou passar as etapas que utilizei.

Antes de tudo, coloque o parafuso no extruder e marque uma linha com uma caneta retroprojetor, onde passará o filamento.

Ferramentas utilizadas:
- 1 torno de mesa - ou, como eu aprendi, 1 morsa
- 1 ou 2 chaves de boca para apertar as porcas
- 1 pincel para fazer a limpeza
- 4 arruelas M8 - 8mm - igual medida do parafuso
- 2 porcas M8
- 1 parafuso de aço M8x60mm meia-rosca - entre 50mm e 60mm fica bom
- 1 parafusadeira ou 1 furadeira - as duas funcionam
- 2 rolamentos com furo de 8mm - pode ser o 608zz
- 1 "macho" - usei um M3x0.5

Monte o parafuso + porcas + arruelas + rolamentos na mesma ordem da foto. É importante deixar 2 arruelas do lado onde será feito o sulco para não danificar o rolamento, que naturalmente, poderá ser reaproveitado na impressora.

Utilize a parafusadeira com o macho para abrir o sulco, apoiando na arruela, então, calcule o espaço entre a arruela e a linha feita com caneta retroprojetor para não escorregar. A arruela será quase destruída. Nos meus testes, foi preciso no começo virar manualmente o parafuso até que ele adquirisse um pouco de profundidade; depois de um tempo, o parafuso começou a girar sozinho. Eu obtive mais velocidade utilizando uma furadeira, mas como a minha não tem controle de velocidade, ela dança um pouco e fica um pouco difícil principalmente começar o sulco, então foi mais fácil começar com a parafusadeira e terminar com a furadeira. O macho que utilizei é de kit bem simples, nada profissional e, mesmo assim, obtive um bom resultado.

Detalhe do sulco terminado.

Uma foto macro do sulco.

Demonstração do sulco com um filamento de 3mm. Fiz a medição a olho mesmo; fui fazendo o sulco e verificando de tempo em tempo se encaixava o filamento.

Outra macro.
 

Montado no extrusor.

 O resultado foi surpreendente. O filamento ficou muito bem preso ao parafuso; podia puxar com toda a força o filamento, mas ele não se movia. E quando girava a engrenagem com a mão, o filamento deslizava pelo extruder.

Com os resultados que alcancei, eu recomendo a produção deste parafuso. O custo é extremamente baixo se comparado com os à venda já usinados (acho que gastei R$ 0,27 em cada parafuso). A única coisa que ocorreu foi que marquei incorretamente a linha do filamento, e tive que adicionar uma arruela no extruder, mas nada que comprometa.

Tenho muitas fotos/vídeos da produção do parafuso, mas vou preparar um vídeo mostrando o processo, e assim que terminar, posto aqui o vídeo.