sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Prusa i3 - Filamento ABS que brilha no escuro

Chegou meu filamento ABS que brilha no escuro (Glow in Dark), de 1.75mm. O único problema é que eu ainda não tenho hotend para 1.75mm.
Vou tentar com o de 3mm mesmo.
Existe um preconceito quanto a filamentos ABS da china. Eu já comprei alguns filamentos PLA da china, e são excelentes, então decidi experimentar o filamento ABS também. E para minha surpresa, é de excelente qualidade; muito bem embalados (nem aqui no Brasil embalam desse jeito).

Impressão:
Hotend: 240ºC
Mesa: 110ºC (testei 115ºC, mas parece que aumentou o overhang)
Fan: ligado o tempo todo em 30% (após 1ª camada), e setado em 100% da rotação no preenchimento das camadas do topo.

Aqui dá para notar que veio com embalagem dupla.


Saco hermético normalmente é utilizado com PLA, que é muito sensível ao clima. No ABS foi bem vindo.



O detalhe do dissecante que estava dentro do carretel.

Dá para notar que as peças deram um bom overhang.
A cola PVC não foi suficiente para segurar na mesa; até como observação, essa cola não gruda neste ABS. Isto pra mim é novidade; a cola saiu toda após a impressão e não deixou marca nenhuma. Vou ter de utilizar fita Kapton para melhor a aderência.

Na peça quadrada dá para notar que o furos ficaram tortos. Tive muitos problemas de retract e "strings", porque o diâmetro do filamento não bate, então não tem a pressão correta para funcionar.

Este tubarão ficou bem deformado nas primeiras camadas, que foi onde eu fiz experiências de temperatura e fluxo. Eu tinha reduzido o fluxo, conforme uma calibração de outro filamento, mas tive que setar em 100% para funcionar neste caso.




Aqui é o resultado do filamento no fundo do hotend. É interessante removê-lo após a impressão, porque forma esses calombos que podem dificultar iniciar uma nova impressão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário