sábado, 9 de agosto de 2014

Prusa i3 - PS-ON com fonte ATX

Para completar o assunto, implementei o desligamento automático também na Prusa i3, que utiliza fonte ATX.

Um problema ocorreu logo de cara, porque eu queria que a eletrônica não fosse alimentada por 5v SB (o fio roxo que sempre tem 5v na fonte ATX), porque seria necessário remover o diodo D1 e a eletrônica sempre ficaria funcionando, só com a parte de potência sem alimentação, então preferi que desligue totalmente a eletrônica.

Para fazer isso, tem de continuar alimentando a eletrônica com 12v. Os meus testes ligando apenas o fio PS-ON da fonte ATX no pino PS-ON da Ramps não foram bem sucedidos porque a eletrônica ficava maluca, ligando e desligando seguidas vezes. Verifiquei com um multímetro, e porque a linha negativa da fonte ATX fica energizava, então o pino PS-ON acabava deixando passar um pouco desse "terra" e ligava a fonte ATX, mas quando inicia o Arduino, ele pino perde esse "terra" e passa a ter qualquer outro valor, e desliga a fonte ATX, num ciclo interminável. Se fizer igual no exemplo que fiz, ligar primeiro a eletrônica, e só depois conectar o pino PS-ON, funciona, mas é anti prático.

A melhor solução foi fazer um PULL-UP com resistor de 470R, ligando esse pino PS-ON da Ramps com o fio 5v SB da fonte ATX, tornando o potencial "mais positivo" antes de ligar a fonte, assim a fonte não se liga automaticamente.

Aqui o vídeo de teste.


Aqui as fotos dos testes, até chegar ao funcionando perfeito.





O conector utilizado foi fixado com fita dupla face. Ele conecta o PS-ON da fonte ATX no terra e uma das pontas vai para a Ramps.



Essa adaptação aí, usando um fio com 2 pinos, entra 2 fios, um sendo o 5v SB e o outro o próprio sinal PS-ON da fonte ATX (que também está ligado lá em cima, em um interruptor que conecta com o terra), e parece que saem 2 fios, mas na verdade é apenas 1 fio, porque dentro desse cabo está um resistor de 470R, conectando os 2 fios para fazer o PULL-UP. Daí o fio de saída é conectado no PS-ON da Ramps.

Segue esquema de ligação: