domingo, 5 de outubro de 2014

Drone - carregador baterias B6AC clone com problemas

Como o mais comum de baterias para drones são as LIPO (íon polímero), então o carregador deverá suportar esse tipo de bateria. Não vou entrar na explicação disso, porque existe muito material na web.

Também deverá se atentar qual é o plug da bateria, e se vai ter o compatível no carregador. Se você comprar plugs avulsos, poderá você mesmo confeccionar o cabo para o carregador.

Como eu já mostrei antes, eu comprei um carregador baterias B6AC clone, que vem com uma fonte bem ruim internamente, e queimou no segundo uso.

Mesmo com a fonte interna queimada, é possível utilizá-lo conectando fonte externa, então não é algo perdido A fonte externa a ser utilizada é de 12v com 5A ou 6A de corrente. Independente da bateria a ser carregada, a fonte é a mesma.

A caixa do carregador.


Como eu abri o carregador para achar o problema, como eu descobri que era a fonte (simplesmente testando a fonte e depois colocando fonte externa), decidi remover a fonte interna, que posso repará-la futuramente ou simplesmente descartá-la (estou com muita vontade de fazer isso).



A fonte aberta. As partes de plástico da fonte estavam presas com fita isolante. Nas próximas fotos eu recoloquei nova fita isolante, e dá para notar como estava.


Não consegui retirar a placa da fonte. Deve estar presa com fita dupla face ou cola, então resolvi removê-la.

Essa fita isolante fui eu quem colocou, mas estava parecido com isso antes de abrir, mas com uma fita ainda de pior qualidade.


Aqui eu demonstro os fios da fonte de alimentação interna, onde pode-se removê-la, e os pinos para realizar a programação deste carregador.
Este tipo de carregador é baseado no Arduino Mega, mas sem a interface USB.
Os pinos de programação são os seguintes:
SCK MISO MOSI RESET GND V+
Será necessário confirmar a posição dos pinos, se é da esquerda para a direita, ou o contrário, mas eu não o fiz neste momento, porque não tenho ainda interesse em customizar o carregador.
Mas para quem for fazê-lo, primeiro façam o backup, tanto da flash, quanto da eeprom, para conseguirem retornar caso dê algum problema. Exemplo de backup: 
avrdude -p m32 -c usbasp -U flash:r:"flash.hex":i 
avrdude -p m32 -c usbasp -U eeprom:r:"eeprom.hex":i

Alguns links com mais informações:
https://groups.google.com/forum/#!topic/cheali-charger/fzsWPy_2Utc



Como firmware alternativo, eu indico o Cheali-Charger:
https://github.com/stawel/cheali-charger











Segue uma imagem com a marcação dos pinos de programação (confirmar com o multímetro). É necessário usar um dispositivo USBASP, ou compatível, para fazer a comunicação com o PC.



Aqui os pinos da fonte removida.

Aqui a fonte removida e a ligação de uma fonte ATX com o carregador. Dá para notar que o funcionamento foi normal. Já testei com algumas baterias, e funcionou normalmente.


Aqui ficou evidente a abertura onde ficava a fonte. Para não ficar aberta, e coloquei fita isolante.


Os plugs disponíveis que veem com o kit.

Apesar de tudo que eu apresentei, eu recomendo comprar uma fonte original da SKYRC, ou outros fontes de boa marca, vendidas também no http://www.hobbyking.com.

Quando chegar meu novo carregador SKYRC B6 mini (para fonte externa), vou criar novo post para demonstrá-lo.